20 de janeiro de 2010

Recomendações

A minha dieta é a minha dieta, pois foi feita especialmente para o meu tipo de corpo - ossos largos com anca abastada, retenção de líquidos moderada, pouca (ou nenhuma, em abono da verdade) actividade física, e dificuldade em deixar de comer.
passei a minha dieta a algumas pessoas, mas não sei se já a aplicaram à sua realidade ou não. Aviso sempre que aquela orientação foi elaborada segundo as minhas características, mas considero que são os dados gerais que mais servem a qualquer pessoa.
As Recomendações da minha dieta são recomendações que ajudam a criar hábitos para uma alimentação saudável.
Por exemplo? Aqui estão algumas:
1 - Não deve misturar alimentos do mesmo grupo na mesma refeição. Assim, não deverá misturar, na mesma refeição, arroz e batata ou bife e ovo ("ovo a cavalo"). Os vegetais são a única excepção a esta regra.
2 - Deve evitar o excesso de fritos, molhos e condimentos (tipo pimenta, molho inglês, caldos tipo Knorr, mostarda, ketchup e maionese).
3 - Recomenda-se comer devagar e mastigar bem os alimentos.
4 - É aconselhável não colocar travessas de alimentos à mesa. Opte, preferencialmente, por pratos já servidos, cumprindo as quantidades indicadas na Ementa.
5 - É recomendado planear as suas refeições com antecedência.
Tenho seguido à risca estas indicações nas últimas semanas e tem corrido muito bem!
O planeamento das refeições, por exemplo, ajudam a perder pouco tempo com a comida.
Hoje, por exemplo, é dia de massa com carne - assim estilo jardineira... mas sem os legumes e as batatas... e com massa! Carne guisada com massa, será esse o nome?
--------------------------
Sim, eu ODEIO FAZER DIETA.

3 comentários:

Zétó disse...

Faltam aí as regras da água! Importantíssimas!!! ;)

LGG disse...

É já a seguir!

Marta disse...

exactamente, L., carne guisada com massa!!!

eu sou tão irritantezinha com os horários, que não consigo cozinhar para ter tudo pronto às 20h e pouco (hora a que gosto que estejamos à mesa).
como fazes?
bimby?

onde está a marta de outros tempos, que fazia grandes refeições quando chegava a casa?!!!!